Identidade

Lærerinnhold

Tips til undervisningen

Her er det nødvendig å informere om at dette er et tema som det er mer og mer fokus på i våre dager. Temaet kan oppleves kontroversielt både hos enkelte nordmenn og mennesker i deltakergruppen. Undervisningen må derfor tilpasses deltakernes ståsted og med fokus på individets rett til å bestemme over eget liv, likeverd, toleranse og aksept.

Se filmen

Videoen viser femten klipp. De første fjorten klippene er portrettvideoer av personer som ser inn i kamera. Noen er menn, noen er kvinner. Noen ser maskuline ut, andre ser feminine ut. De har forskjellige hudfarger, hårfarger og klær. Én mann har leppestift og skjegg, en annen mann tar på seg maskara. En kvinne har et regnbueflagg tegnet på kinnet sitt. I det siste klippet ser vi ni ruter med mennesker som danser på fargerike bakgrunner. Videoen zoomer ut, og vi ser mange mennesker som danser i hver sin rute. Rutene danner et regnbueflagg.

Forslag til spørsmål

Hva tenker du på når du hører ordet «identitet»?
Er det lett eller vanskelig å beskrive sin egen identitet?

Tips til undervisninga

Her må ein informere om at dette er eit tema som det er meir og meir fokus på i våre dagar. Både ein del nordmenn og deltakargruppa kan oppleve temaet som kontroversielt. Undervisninga må difor tilpassast til deltakarane sin ståstad og setje fokus på likeverd, toleranse, aksept og individet sin rett til å bestemme over sitt eige liv.

Sjå filmen

Videoen er sett saman av 15 klipp. Dei første 14 klippa er portrettvideoar av personar som ser inn i kamera. Nokre er menn, nokre er kvinner. Nokre ser maskuline ut, andre ser feminine ut. Dei har ulike hudfargar, hårfargar og klede. Éin mann har leppestift og skjegg, ein annan tek på seg maskara. Éi kvinne har eit regnbogeflagg teikna på kjaken. I det siste klippet ser vi ni ruter med menneske som dansar mot fargerike bakgrunnar. Videoen zoomar ut, og vi ser mange menneske som dansar i kvar si rute. Rutene dannar eit regnbogeflagg.

Framlegg til spørsmål

Kva tenkjer du på når du høyrer ordet «identitet»?
Er det lett eller vanskeleg å skildre sin eigen identitet?

Læreplan

Grunnleggende ferdigheter

Muntlige ferdigheter
Digitale ferdigheter

Tverrfaglige tema

Folkehelse og livsmestring

Læreplan i samfunnskunnskap for voksne innvandrere etter integreringsloven

samtale om familieplanlegging, prevensjonsmidler og abort, forståelse og respekt knyttet til seksuell identitet og kjønnsuttrykk, samt grensesetting og lovverk knyttet til dette

Kjerneelement

Individ og fellesskap

Læringsaktivitet

Muntlig aktivitet
Video

Assista ao vídeo

Identidade

A forma como nos vemos a nós mesmos é comumente conhecida por identidade. A identidade é formada pelas nossas características e traços de personalidade. Fatores sociais como onde vivemos, com quem convivemos e os nossos interesses também desempenham um papel na construção da identidade.

Identidade sexual

Por quem nos apaixonamos e sentimos atração sexual diz algo sobre a nossa identidade sexual. Algumas pessoas definem-se como heterossexuais ou homossexuais, enquanto outras não querem definir a sua orientação sexual como algo fixo.

En mann sitter ved et bord og spiser frokost. Bak ham står en mann som gir ham en klem. Begge smiler. De er forelska i hverandre. Foto
En kvinne sitter ved et bord og spiser frokost. Ved siden av henne sitter en mann som gir henne en klem. Begge smiler. De er forelska i hverandre. Foto
GettyImages

Identidade de género [BR: gênero]

O género [BR: gênero] é parte da nossa identidade. Tradicionalmente, a fisiologia determina o nosso género [BR: gênero] à nascença: feminino ou masculino. Os papéis de género [BR: gênero] definidos reforçaram isto. Hoje, há maior aceitação de que nem todos se encaixam nesta binariedade e que algumas pessoas preferem identificar-se com outro género [BR: gênero] que não o de nascença ou com algo entre os dois géneros [BR: gêneros] tradicionais. A maneira como a pessoa se veste ou de outras formas enfatiza o seu género [BR: gênero] chamamos de expressões de género [BR: gênero].

En kvinne smiler mot kamera. Hun har kort hår, skjorte og dressjakke på. Hun har en sløyfe i halsen. Hun er glad. Foto
En mann smiler mot kamera. Han har regnbuefarget øyeskygge og neglelakk. Han er glad. Foto
GettyImages

Tópicos de conversa

  • Discutam a ligação entre identidade e diversidade.
  • Que desvantagens a divisão binária dos géneros [BR: gêneros] pode ter? Existe alguma vantagem?
  • O que entende pelo conceito «expressão de género» [BR: gênero]?
  • Na sua opinião, quais são os desafios de uma pessoa que rompe com a perceção [BR: percepção] tradicional de género [BR: gênero] e sexualidade?
  • A sigla «LGBTQI+» é frequentemente usada para designar as pessoas que quebram os padrões de género [BR: gênero] e sexualidade. Descubra o que as letras representam.
GettyImages

Complete a frase

A identidade é formada pelas nossas características e...

Complete a frase

Por quem nos apaixonamos e sentimos atração sexual diz algo sobre a nossa…

Complete a frase

A maneira como a pessoa se veste ou de outra forma enfatiza o seu género [BR: gênero], chamamos de...

Escolha a resposta certa

O que pode reforçar o nosso género [BR: gênero] fisiológico?

Clique em «certo» ou «errado»

Leia as afirmações. O que está certo? O que está errado?

A nossa identidade é formada pelas nossas características e traços de personalidade.
Todas as pessoas na Noruega definem-se como heterossexuais.
Hoje, há maior aceitação de que nem todos se identificam com o seu género [BR: gênero] de nascença.
A maneira como a pessoa se veste ou enfatiza o seu género [BR: gênero] chamamos de «expressão de género [BR: gênero]».
Os papéis de género [BR: gênero] não influenciaram a nossa perceção [BR: percepção] de género [BR: gênero].