Desenvolvimento sustentável

Lærerinnhold

Tips til undervisningen

Se filmen

Filmen viser 21 klipp. I de første ti klippene ser vi miljøproblemene vi står ovenfor: is som smelter, røyk og forurensning, biltrafikk, flytrafikk, brennende skog, forsøpling og isbjørner som står alene på et isflak. De neste to klippene viser miljøvennlig energi: vannkraft og vindkraft. De siste ni klippene viser hva vi som privatpersoner kan gjøre for å bekjempe klimakrisen: dyrke planter og grønnsaker, demonstrere for klimavennlige tiltak, sykle til jobben, ta toget, bruke el-bil, pante flasker, kjøpe brukte klær og reparere klærne vi allerede har.

Forslag til spørsmål

Hva tenker du på når du hører ordet «bærekraftig»?
Hva kan man gjøre for å leve bærekraftig? Hva burde man ikke gjøre?
Er det enkelt å leve bærekraftig? Hvorfor? Hvorfor ikke?
Hvem kan legge til rette for at mennesker skal kunne leve bærekraftig? Hvordan?
Hvilke råd ville du gitt til en venn som ønsket å være mer miljøvennlig, men ikke visste hvordan?

Snakk sammen

Læreren kan gjerne samle på og presentere ulike nyhetsoppslag om naturkatastrofer som flom, tørke, skogbranner, ekstrem hete osv. rundt i verden.

Under koronapandemien har vi sett at det er en fordel for et land å være selvforsynt med matvarer og også andre varer. Er det mulig for alle land å være like selvforsynte? Hva ville skjedd i Norge dersom vi bare kunne kjøpt mat og varer produsert i Norge?

Tips til undervisninga

Sjå filmen

Filmen er sett saman av 21 klipp. I dei første ti klippa ser vi miljøproblema vi står overfor: is som smeltar, røyk og forureining, biltrafikk, flytrafikk, brennande skog, forsøpling og isbjørnar som står åleine på eit isflak. Dei neste to klippa viser miljøvenleg energi: vasskraft og vindkraft. Dei siste ni klippa viser kva vi som privatpersonar kan gjere for å kjempe mot klimakrisa: dyrke plantar og grønsaker, demonstrere for klimavenlege tiltak, sykle til jobben, ta toget, bruke elbil, pante flasker, kjøpe brukte klede og reparere kleda vi allereie har.

Framlegg til spørsmål

Kva tenkjer du på når du høyrer ordet «berekraftig»?
Kva kan ein gjere for å leve berekraftig? Kva burde ein ikkje gjere?
Er det enkelt å leve berekraftig? Kvifor? Kvifor ikkje?
Kven kan leggje til rette for at menneske skal kunne leve berekraftig? Korleis?
Kva råd ville du gjeve til ein ven som ønskjer å vere meir miljøvenleg, men ikkje veit korleis?

Snakk saman

Læraren kan gjerne samle på og presentere ulike medieoppslag om naturkatastrofar som flaum, tørke, skogbrannar, ekstrem varme o.a. rundt om i verda.

Under koronapandemien har vi sett at det er ein fordel for eit land å vere sjølvforsynt, både med matvarer og andre varer. Er det mogleg for alle land å vere like sjølvforsynte? Kva ville skjedd i Noreg dersom vi berre kunne kjøpe mat og varer som er produserte i Noreg?

Læreplan

Grunnleggende ferdigheter

Muntlige ferdigheter
Digitale ferdigheter

Tverrfaglige tema

Demokrati og medborgerskap

Læreplan i samfunnskunnskap for voksne innvandrere etter integreringsloven

bruke kunnskap om hvilke konsekvenser bruk og misbruk av ressurser har for et bærekraftig miljø og samfunn

Kjerneelement

Individ og fellesskap

Læringsaktivitet

Muntlig aktivitet
Video

Assista ao vídeo

Desenvolvimento sustentável

En isbjørn står alene på et lite isflak i sola. Isbjørnen skriker, og det ser ikke ut som om den har det bra. Foto
GettyImages

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU fazem parte de um plano comum para o desenvolvimento sustentável do planeta que visa erradicar a pobreza, combater as diversas formas de desigualdade e deter as alterações climáticas até 2030.

Alterações climáticas

O tempo e o clima não são a mesma coisa. O tempo é o que percebemos todos os dias quando estamos fora ou olhamos pela janela, enquanto o clima é a média das condições meteorológicas mensuradas durante um longo período. Nos últimos cem anos, houve mudanças significativas no clima do planeta. A grande maioria dos climatologistas pensa que as emissões humanas de gases carbónicos [BR: carbônicos] são a causa das amplas e rápidas alterações que vemos hoje.

As alterações que vivemos incluem as seguintes:

  • A temperatura do planeta aumenta.
  • Os oceanos sobem e tornam-se mais ácidos.
  • O gelo derrete.
  • A precipitação varia mais e as condições meteorológicas extremas são mais frequentes.
Person i gult regntøy på oversvømt vei. Det regner kraftig. Foto
GettyImages

Recursos renováveis

Os recursos renováveis são os recursos naturais que se renovam automaticamente. Os seres humanos podem utilizar esses recursos, e se forem adequadamente explorados, não se esgotam.

Exemplos de recursos renováveis:

  • animais, árvores e plantas
  • precipitação, vento e água
  • raios solares

Exemplos de recursos não renováveis:

  • petróleo
  • gás natural
  • carvão

Alimentos produzidos localmente

Bonde med ulike kåltyper. Foto
GettyImages

A produção dos alimentos produzidos localmente ocorre perto do consumidor. Quando os alimentos são produzidos localmente, há menos necessidade de transporte, e assim reduzimos bastante a emissão de gases com efeito de estufa. Também é mais fácil manter o controlo [BR: controle] sobre os alimentos produzidos localmente, por exemplo, quando se trata do uso de pesticidas no cultivo, de antibióticos na indústria de carne e peixe e do bem-estar dos animais.

Tópicos de conversa

  • Conversem sobre as alterações climáticas. Como são sentidas no seu país de origem? Como são sentidas aqui na Noruega?
  • Conversem sobre os recursos renováveis. O que acontece se as pessoas gastam estes recursos numa velocidade muito mais alta do que o necessário para a regeneração da natureza ocorrer?
  • Conversem sobre as vantagens e desvantagens de alimentos produzidos localmente.
  • É importante que um país seja autossustentável? Porque [BR: Por que] ou porque [BR: por que] não?
  • Conversem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Pensa que alguns são mais importantes que outros? O mundo todo concorda com o plano?

Escolha a resposta certa

O que é o clima?

Escolha a resposta certa

O que a maioria dos climatologistas pensa que é a causa das grandes e rápidas alterações do clima que vivemos hoje?

Escolha a resposta certa

O que é um recurso renovável?

Clique em «certo» ou «errado»

Leia as afirmações. O que está certo? O que está errado?

A temperatura do planeta não está a subir [BR: subindo].
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são um plano comum para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Clima e tempo significam a mesma coisa.
Uma das alterações climáticas que estamos a ver [BR: vendo] é que o gelo derrete.
A maioria dos climatologistas pensa que as alterações climáticas são criadas pelo homem.

Clique em «certo» ou «errado»

Leia as afirmações. O que está certo? O que está errado?

Os raios solares, as árvores e o vento são recursos não renováveis.
O petróleo é um recurso não renovável.
A água é um recurso renovável.
Quando os alimentos são produzidos localmente, há menos necessidade de transporte e assim reduzimos a emissão de gases com efeito de estufa.
É mais difícil controlar a produção de alimentos produzidos localmente do que os alimentos produzidos noutros lugares.

Clique na imagem certa

Que imagem mostra um recurso não renovável?